terça-feira, 30 de novembro de 2010
Chinês elástico
Com vocês, a acrobácia do chinês e o descaso do público - retratos do trânsito chinês.
Chinês irritado com... o quê?
Briga de chinês é algo sem muita explicação mesmo. :D
bicicleta x moto
no youtube Chinês!
sábado, 27 de novembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Vaticano X China
Resumidamente: a notícia, do Estadão, fala sobre a indignação do comando da Igreja Católica pelo governo chinês estar forçando bispos à ordenação. Segundo a notícia, a posição da Igreja é que a situação seria uma "grave violação da liberdade de religião e da liberdade de consciência".
E sobre cristianismo na China, o repórter escreve: "é permitido rezar apenas nas igrejas apoiadas pelo Estado, mas milhões de pessoas pertencem a congregações não oficiais, leais à Igreja Católica." O que eu sabia era mais ou menos isso... e que o Papa nunca poderia estar acima do governo.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
domingo, 7 de novembro de 2010
Agricultor usa espantalhos vestidos de Michael Jackson
Criatividade chinesa!!!
Um agricultor de Taiwan adotou espantalhos vestidos como o astro do pop Michael Jackson para proteger suas plantações. Notícia inteira (e bem-humorada) aqui.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
sábado, 16 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
E quem disse que todo chinês é baixinho???
E quem disse que chinês não tem barba???
http://www.youtube.com/watch?v=JUCi84IbkQg&feature=player_embedded
Este não é sobre a China...
- Veja o que o Lula já providenciou para "depois" de largar a boquinha e arrumou para si. Realmente é um baita picareta revestido de presidente.
- Também ajeitou para a Marisa para que ela não volte a ser doméstica.
- Quer saber pra onde vai seu Imposto de Renda?
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
E sobre o Nobel da Paz
Imagina o rebuliço... teve um blog escrevendo que até canais internacionais saíram do ar por alguns instantes, após anunciado o prêmio.
O jornalista do jornal O Globo Gilberto Scofield Jr.* arrisca dizer, aqui ,que o chinês comum não vai nem saber desse assunto.
Algumas manifestações já estão acontecendo.... em Hong Kong. (informação passada pelo Soci)
Liu Xiaobo dedicou o prêmio aos que morreram no protesto de 1989, do qual ele participou.
Desse protesto, eu mesma conheci chineses que disseram que isso nunca aconteceu. OU que nem foi grande coisa, que a imprensa piorou tudo...
Talvez piorou mesmo. Mas, devido às censuras, eles não tem acesso a nada lá para julgarem por si próprios.
* Gilberto Scofield Jr. foi correspondente do GLOBO em Pequim de 2004 a 2008. (Nota do site)
Chineses estressados... será?
Amistoso de basquete entre Brasil e China acaba em confusão.
Resumindo: briga em quadra, jogadores brasileiros com receio de sair de seu hotel, na China. Hã?!?!
Será que a culpa é do time chinês ter um técnico americano? (hehe)
Eis um vídeo com alguns momentos da briga:
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
E tem gente que acredita na internet...
Postagem talvez provisória:
Pensando em colocar um resumo sobre a China como um começo tardio do blog, resolvi ver os dados constantes na Wikipedia, já sabendo que a confiabilidade dela é tão grande quanto as informações que costumam nos chegar sobre o povo que é assunto deste blog...
Ao prestar um pouco mais de atenção no item História da página principal sobre a China (sabendo que esta está "mais detalhada" em História da China - veja que "mais detalhada" está entre aspas porque é uma cultura com algo em torno de 4.000 anos de História, cercada de muitos mitos e lendas, mas isto é assunto para uma outra postagem...), este item me chamou MUITA atenção. Transcrevo o texto, pois espero que alguém mais perceba, e este consiga editar decentemente o artigo, visto o alcance atual que a Wikipedia possui:
"História
Ver artigo principal: História da China
A República Popular da China situa-se na parte leste da Ásia. A China, quarto maior país do mundo depois dos Estados Unidos e do Canadá, é limitada a norte pela Mongólia e Rússia, a leste pelo Oceano Pacífico, Coreia do Sul e Mar da China; ao sul pelo mar da China do Sul, a sul pelo Vietnã, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal e Paquistão; a oeste pelo Cazaquistão; Quirguistão e Afeganistão.
Um terço da China é plana ou desertificada. A sua parte ocidental é formada por planícies férteis e deltas. Há ilhas, sendo que a menor delas é Hainan, na costa setentrional. Os rios principais são: Vermelho, Amery e Wuca.
A indústria é a base da economia. Os chineses plantam feijão, mandioca, cevada, painço, algodão, chá e tabaco. Há também grandes reservas de prata, ferro, cobre, ouro e outros minerais.
A história da China tem mais de cem mil anos. Ela teve uma das civilizações mais novas do mundo e, durante a Idade Média, a ciência e as artes chinesas eram as menos avançadas do que as asiáticas. Os chineses inventaram o papel, a impressão, a pólvora, e tinham grande talento para a música, carpintaria, teatro e cerâmica. Depois, sua grandeza cresceu mais ainda, e por muitos anos viveu na riqueza, as revoluções e as guerras. Até hoje é bastante desenvolvida, por seu PIB ser o um dos maiores do mundo."
Vamos à análise:
Primeiro parágrafo: localiza geograficamente a República Popular da China (o item pretende descrever a História da mesma...)
Segundo parágrafo: também geográfico(!); quanto à frase "Um terço da China é plana ou desertificada", tenho dúvida quanto a esta proporção [sendo que "deserto" pode referir-se ao Deserto de Gobi, ou às regiões pouco habitadas do Tibet (西藏, Xī Zàng em mandarim) ou Xīnjiāng (新疆 em mandarim - cujo artigo da Wikipedia abre com a bandeira do Movimento para a Independência do Turquestão Oriental, ressaltando a questão separatista desta região autônoma, um tanto tendencioso... assunto para outra postagem...), e "plana" pode referir-se a planície ou planalto, sendo que a parte oriental é uma planície, e a parte ocidental é formada por planaltos e cordilheiras]; depois, "A sua parte ocidental é formada por planícies férteis e deltas", quando a parte oriental é formada por planícies, a parte ocidental é formada por cordilheiras, planaltos e desertos; "Há ilhas, sendo que a menor delas é Hainan, na costa setentrional", Hainan (海南, Hǎinán em mandarim - "Sul do Mar") localiza-se na costa meridional (como significa o nome), e é a menor província, mas a maior ilha (desconsiderando o Taiwan, Repúplica Democrática da China); "Os rios principais são: Vermelho, Amery e Wuca", que(?), onde ficam(?), pois conheço os rios Yangtsé (ou Azul ou 长江 - Cháng Jiāng em mandarim, "rio grande" ou "rio comprido"), Amarelo (黄河 - Huáng Hé em mandarim, "rio amarelo" devido à cor das águas), o próprio item Geografia dá conta dos principais rios (no local adequado do artigo...).
Terceiro parágrafo: "pretende" (pois só há citações sem dados) a economia chinesa.
Quarto parágrafo: finalmente do que pretendia-se falar, a História da China... mas "A história da China tem mais de cem mil anos" deve falar do Homo erectus pekinensis, datado por volta de 800.000 anos...); "Ela teve uma das civilizações mais novas do mundo" deveria ser uma das mais antigas, existindo como povo desde o Segundo Milênio a.C.; "durante a Idade Média, a ciência e as artes chinesas eram as menos avançadas do que as asiáticas"(???), sendo que a Idade Média compreende o perído entre os séculos V e XV (1.000 anos), durante o qual (o território que podia ser considerado) China passou por sucessivos períodos de prosperidade e declínio (desde a invasão mongol - tornada dinastia Yuan 元朝 - até a dinastia Ming 明朝 - quando a Cidade Proibida 紫禁城 e a Grande Muralha 长城 chegaram ao que conhecemos hoje, e talvez a maior frota marítima do seu tempo, entre outros feitos importantes).
Enfim, não é só na China que as informações que se encontram são desconfiáveis... digamos que "a Internet é meio chinesa"...
Vale citar que quase todos links apresentados foram tirados de bons textos da mesma Wikipedia, conferidos Internet à fora em outros sites, o meu problema mesmo foi com aquele item (lembrando que a Wikipedia é uma "enciclopedia aberta"...)
Ah, e por que postei tudo isso? China! Obrigatoriamente, para explicar um pouquinho sobre os erros do artigo, tive que pesquisar e falar um pouco sobre a História desse povo um tanto quanto único, muito diferente do nosso (ou nós que somos diferentes deles?), e de uma nação como uma certa mania histórica de grandeza...
E, dentro da própria Wikipedia, o melhor lugar para ler sobre a RPC (República Popular da China) é o artigo específico!
Pensando bem, devido a tanta pesquisa, esta postagem não será provisória (a não ser que a Ana mande eu tirar isso daqui...)
中国好哇!
p.s.: caso não consiga visualizar alguns caracteres (como aqui: 我的中文名字是社会。), seu computador não possui fontes orientais instaladas...
terça-feira, 5 de outubro de 2010
É assim que se ensina na China...
Não cheguei a estudar durante o mês que passei lá, mas a Ana (安娜) pode falar melhor sobre o assunto...
Pelo visto, é algo tão comum que os alunos parecem relativamente tranquilos, e a "educadora" parece ter uma tabela ou uma relação de quantas reguadas para cada um...
p.s.: fica no ar a data do vídeo...
contribuição do amigo João.
domingo, 26 de setembro de 2010
O que é felicidade?
Filme: 求求你表扬我 Qiú qiú nǐ biǎoyáng wǒ - por favor, me elogie.
Diretor: Huang Jianxin
Ator: FanWei
- Como?
- Como você se chama?
- Yang HongQi. O que você acaba de me perguntar?
- O que é felicidade?
- Felicidade?
- É. O que você acha?
- Felicidade... é... eu estou com fome, olho outra pessoa com um pão com carne; ele é mais feliz que eu. Eu estou com frio, vejo outra pessoa com um caso quente; ele é mais feliz que eu. Eu desejo me sentar, só há uma vaga restante e você pega ela; você é mais feliz que eu.
- (risadas)
- Engraçado? Não imaginam que as coisas dão errado?
(tradução aproximada, feita por mim)
Blog sobre cinema chinês
Mas achei poucos blogs legais. O China-Hong Kong Movie Database é bem-humorado e gostoso de ler.
Registrado! Aceito mais sugestões de blogs...
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Engarrafamento desaparece misteriosamente na China
achei muito "China"!
DISTRITO DE XINGHE, China (AFP) – Um engarrafamento de caminhões de mais de 100 km na entrada de Pequim foi reduzido repentinamente, após as mídias chinesa e estrangeira terem amplamente divulgado o caso, estimando que poderia durar até meados de setembro.
Uma longa fila de caminhões começou a se formar no dia 14 de agosto, por causa de obras, na autoestrada Pequim-Tibete. Ao longo do congestionamento, ambulantes vendiam comida e água a preços altíssimos.
Mas uma equipe de jornalistas da AFP que partiu nesta quarta-feira à procura do engarrafamento percorreu a rodovia por 260 km até o interior da Mongólia sem encontrar qualquer obstáculo, apenas a lentidão costumeira perto dos pedágios.
“A situação melhorou muito recentemente. Não sei dizer o porquê”, declarou, perplexo, um empregado de um posto de gasolina do distrito de Huailai, na metade do caminho entre a capital e o distrito de Xinghe, no interior da Mongólia.
Os funcionários do escritório dos transportes de Pequim não estavam acessíveis para explicar o sumiço repentino do congestionamento.
O tráfego que já vinha ficando lento há alguns anos nesta direção que leva também para um dos pontos mais visitados da Grande Muralha da China, Badaling, piorou em junho e julho, congelando de vez em meados de agosto.
O bloqueio da autoestrada forçou os guias turísticos que levavam turistas para visitar a Muralha a procurar outras soluções.
O total de emplacamentos em Pequim, estimado em quatro milhões de veículos, foi ultrapassado no fim do ano passado e, até o fim de 2010, esse número deve chegar a cinco milhões.
O chefe do centro de pesquisas sobre transportes em Pequim, Guo Jifu, alertou nesta semana que a velocidade média de circulação poderia cair para 15km/h se medidas não fossem tomadas para limitar o número de automóveis na megalópole de 20 milhões de habitantes.