quarta-feira, 6 de outubro de 2010

E tem gente que acredita na internet...

Postagem talvez provisória:

Pensando em colocar um resumo sobre a China como um começo tardio do blog, resolvi ver os dados constantes na Wikipedia, já sabendo que a confiabilidade dela é tão grande quanto as informações que costumam nos chegar sobre o povo que é assunto deste blog...

Ao prestar um pouco mais de atenção no item História da página principal sobre a China (sabendo que esta está "mais detalhada" em História da China - veja que "mais detalhada" está entre aspas porque é uma cultura com algo em torno de 4.000 anos de História, cercada de muitos mitos e lendas, mas isto é assunto para uma outra postagem...), este item me chamou MUITA atenção. Transcrevo o texto, pois espero que alguém mais perceba, e este consiga editar decentemente o artigo, visto o alcance atual que a Wikipedia possui:

"História
Ver artigo principal:
História da China

A República Popular da China situa-se na parte leste da Ásia. A China, quarto maior país do mundo depois dos Estados Unidos e do Canadá, é limitada a norte pela Mongólia e Rússia, a leste pelo Oceano Pacífico, Coreia do Sul e Mar da China; ao sul pelo mar da China do Sul, a sul pelo Vietnã, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal e Paquistão; a oeste pelo Cazaquistão; Quirguistão e Afeganistão.

Um terço da China é plana ou desertificada. A sua parte ocidental é formada por planícies férteis e deltas. Há ilhas, sendo que a menor delas é Hainan, na costa setentrional. Os rios principais são: Vermelho, Amery e Wuca.

A indústria é a base da economia. Os chineses plantam feijão, mandioca, cevada, painço, algodão, chá e tabaco. Há também grandes reservas de prata, ferro, cobre, ouro e outros minerais.

A história da China tem mais de cem mil anos. Ela teve uma das civilizações mais novas do mundo e, durante a Idade Média, a ciência e as artes chinesas eram as menos avançadas do que as asiáticas. Os chineses inventaram o papel, a impressão, a pólvora, e tinham grande talento para a música, carpintaria, teatro e cerâmica. Depois, sua grandeza cresceu mais ainda, e por muitos anos viveu na riqueza, as revoluções e as guerras. Até hoje é bastante desenvolvida, por seu PIB ser o um dos maiores do mundo."

Vamos à análise:

Primeiro parágrafo: localiza geograficamente a República Popular da China (o item pretende descrever a História da mesma...)

Segundo parágrafo: também geográfico(!); quanto à frase "Um terço da China é plana ou desertificada", tenho dúvida quanto a esta proporção [sendo que "deserto" pode referir-se ao Deserto de Gobi, ou às regiões pouco habitadas do Tibet (西藏, Xī Zàng em mandarim) ou Xīnjiāng (新疆 em mandarim - cujo artigo da Wikipedia abre com a bandeira do Movimento para a Independência do Turquestão Oriental, ressaltando a questão separatista desta região autônoma, um tanto tendencioso... assunto para outra postagem...), e "plana" pode referir-se a planície ou planalto, sendo que a parte oriental é uma planície, e a parte ocidental é formada por planaltos e cordilheiras]; depois, "A sua parte ocidental é formada por planícies férteis e deltas", quando a parte oriental é formada por planícies, a parte ocidental é formada por cordilheiras, planaltos e desertos; "Há ilhas, sendo que a menor delas é Hainan, na costa setentrional", Hainan (海南, Hǎinán em mandarim - "Sul do Mar") localiza-se na costa meridional (como significa o nome), e é a menor província, mas a maior ilha (desconsiderando o Taiwan, Repúplica Democrática da China); "Os rios principais são: Vermelho, Amery e Wuca", que(?), onde ficam(?), pois conheço os rios Yangtsé (ou Azul ou 长江 - Cháng Jiāng em mandarim, "rio grande" ou "rio comprido"), Amarelo (黄河 - Huáng Hé em mandarim, "rio amarelo" devido à cor das águas), o próprio item Geografia dá conta dos principais rios (no local adequado do artigo...).

Terceiro parágrafo: "pretende" (pois só há citações sem dados) a economia chinesa.

Quarto parágrafo: finalmente do que pretendia-se falar, a História da China... mas "A história da China tem mais de cem mil anos" deve falar do Homo erectus pekinensis, datado por volta de 800.000 anos...); "Ela teve uma das civilizações mais novas do mundo" deveria ser uma das mais antigas, existindo como povo desde o Segundo Milênio a.C.; "durante a Idade Média, a ciência e as artes chinesas eram as menos avançadas do que as asiáticas"(???), sendo que a Idade Média compreende o perído entre os séculos V e XV (1.000 anos), durante o qual (o território que podia ser considerado) China passou por sucessivos períodos de prosperidade e declínio (desde a invasão mongol - tornada dinastia Yuan 元朝 - até a dinastia Ming 明朝 - quando a Cidade Proibida 紫禁城 e a Grande Muralha 长城 chegaram ao que conhecemos hoje, e talvez a maior frota marítima do seu tempo, entre outros feitos importantes).

Enfim, não é só na China que as informações que se encontram são desconfiáveis... digamos que "a Internet é meio chinesa"...

Vale citar que quase todos links apresentados foram tirados de bons textos da mesma Wikipedia, conferidos Internet à fora em outros sites, o meu problema mesmo foi com aquele item (lembrando que a Wikipedia é uma "enciclopedia aberta"...)

Ah, e por que postei tudo isso? China! Obrigatoriamente, para explicar um pouquinho sobre os erros do artigo, tive que pesquisar e falar um pouco sobre a História desse povo um tanto quanto único, muito diferente do nosso (ou nós que somos diferentes deles?), e de uma nação como uma certa mania histórica de grandeza...

E, dentro da própria Wikipedia, o melhor lugar para ler sobre a RPC (República Popular da China) é o artigo específico!

Pensando bem, devido a tanta pesquisa, esta postagem não será provisória (a não ser que a Ana mande eu tirar isso daqui...)

中国好哇!

p.s.: caso não consiga visualizar alguns caracteres (como aqui: 我的中文名字是社会。), seu computador não possui fontes orientais instaladas...

2 comentários:

  1. Soci, Soci. Interessante comentários espalhados pelo texto...
    e eu não vou tirar nada, tu é livre para postar aqui. sem censura! hehe

    tá, e no fim, tu achou o rio Wuca??? nunca ouvi falar tbm.
    outra coisa: não sei se a internet é meio chinesa, pois se fosse não teria muitas opções para julgar verdadeiras ou não. Talvez nossa intenet seja mais como... notícias publicadas na China?

    ResponderExcluir
  2. o melhor é a parte do texto do texto que fala que "durante a Idade Média, a ciência e as artes chinesas eram as menos avançadas do que as asiáticas"...

    ResponderExcluir