quarta-feira, 13 de outubro de 2010

E sobre o Nobel da Paz

No dia 08 de outubro, Liu Xiaobo, professor e defensor da democracia na China, 54 anos, foi premiado com o Nobel da Paz. Ele esta preso desde 1998.
Imagina o rebuliço... teve um blog escrevendo que até canais internacionais saíram do ar por alguns instantes, após anunciado o prêmio.
O jornalista do jornal O Globo Gilberto Scofield Jr.* arrisca dizer, aqui ,que o chinês comum não vai nem saber desse assunto.


Algumas manifestações já estão acontecendo.... em Hong Kong. (informação passada pelo Soci)

Liu Xiaobo dedicou o prêmio aos que morreram no protesto de 1989, do qual ele participou.

Desse protesto, eu mesma conheci chineses que disseram que isso nunca aconteceu. OU que nem foi grande coisa, que a imprensa piorou tudo...

Talvez piorou mesmo. Mas, devido às censuras, eles não tem acesso a nada lá para julgarem por si próprios. 

* Gilberto Scofield Jr. foi correspondente do GLOBO em Pequim de 2004 a 2008. (Nota do site)

2 comentários:

  1. É mistura de cultura com domínio do governo (bem, tem gente no Brasil que acha que a ditadura militar foi boa para o país - várias grandes estatais surgixoempram dpourante esse período, por exemplo)... tem muita gente que se sente feliz e não se sente reprimido com o governo chinês...

    Liberdade de expressão? Democracia? O que vemos nesta última eleição? O deputado mais votado é um palhaço (sem problemas com a profissão...) analfabeto (sem problemas com a falta de estudo - o problema é criar ou votar leis sem saber no que está votando...)

    Liberdade de expressão ou Censura? Democracia ou Ditadura? Tudo tem seus lados bons e ruisn...

    ResponderExcluir
  2. Falta dizer que Hong Kong está sobre um tipo de governo que é diferente do restante da China. E em grandes proporções!
    Do tipo que requerem passaporte para serem visualizadas... E visto, para os chineses, também??

    ResponderExcluir