sexta-feira, 2 de setembro de 2011

China e Coréia do Norte - parceria em resort

Novo investimento entre China e Coréia do Norte.
Há alguns riscos, mas é só ficar dentro da área limitada. Sem celular. Acompanhado dos guias.
(...)

Após expulsar sul-coreanos, Coreia do Norte lança tour com a China


Um navio enfeitado com faixas de boas-vindas chegou na última quarta-feira (31) ao complexo turístico de Kumgang, na Coreia do Norte, marcando o lançamento de novos roteiros turísticos vindos da China, que pretendem substituir os visitantes da Coreia do Sul na região.

Por 20 anos as duas Coreias administraram juntas o resort, que fica próximo à fronteira dos dois países. Seul suspendeu as viagens ao monte Kumgang em 2008 quando uma turista sul-coreana entrou sem perceber em uma zona proibida e foi morta a tiros por um soldado norte-coreano.

No fim de agosto deste ano, a Coreia do Norte decidiu confiscar os bens sul-coreanos no complexo turístico de Kumgang e expulsar os funcionários do país vizinho que trabalhavam no local.

Agora a Coreia do Norte busca novos investidores para o resort e pretende atrair turistas de todo o mundo, que chegarão a partir da China.

"Nós abrimos as portas, e elas estão abertas para o mundo inteiro", disse Park Chol Su, vice-presidente da empresa Taepung, uma agência governamental criada para atrair investimentos estrangeiros.

Os visitantes partirão da cidade chinesa de Yanji e viajarão três horas por uma estrada até a cidade de Rason, que fica em uma zona econômica especial na Coreia do Norte, onde tomarão um navio rumo a Kumgang.

A viagem de inauguração foi feita em um antigo navio de carga japonês. O vice-presidente da agência norte-coreana de investimentos prometeu para breve um navio "mais luxuoso", capaz de transportar até 900 passageiros. Segundo Park, o objetivo é levar até 4 mil visitantes por dia para o complexo turístico.

Apesar de turistas não precisarem de visto para chegar a Rason, é necessário agendar a visita com agentes de turismo indicados pela Coreia do Norte e permanecer em sua companhia durante toda a viagem. Telefones celulares devem ser deixados na China.

O governo da Coreia do Sul pretende enviar uma carta a embaixadas estrangeiras pedindo para que seus países não colaborem com o novo roteiro turístico oferecido pelo país vizinho.

Fonte: Conselho China Brasil e Jornal Floripa

3 comentários:

  1. Putz! "em 2008 quando uma turista sul-coreana entrou sem perceber em uma zona proibida e foi morta a tiros por um soldado norte-coreano"

    Acho que uma temporada na Líbia seria um pouco mais seguro que na Coreia do Norte!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tá ai!

    http://www.thenational.ae/news/worldwide/middle-east/road-trip-american-student-joins-rebels-in-fight-for-qaddafi-stronghold

    ResponderExcluir
  3. "it would be cool to join the rebels" !! Tem pessoas que gostam de fazer programações diferentes nas suas férias mesmo!

    ResponderExcluir