sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Festival Cultural do Sexo, em Guangzhou

Agora vou postar sobre um festival que eu gostaria de ter ido na China - Festival Cultural do Sexo - nona edição. Antropólogos já diriam que muito se aprende sobre um povo só observando.

Eu nunca senti o sexo como um tabu na China, já a sensualidade... parece haver algum limite velado sobre o ato em si e o comportamento, as roupas, a provocação. Há diversas sex shops espalhadas nas ruas - fazem parte do cenário, ainda que sem vitrines chamativas. No entanto, é comum também a dificuldade de falar e o jeito imaturo de lidar com o assunto.

Deixo umas fotos aqui para "observar" os chineses nesse evento...

Mostra de lingeries sensuais





Preço camarada no evento: RMB100 - pouco mais de R$30





Para ler mais sobre o assunto : essa reportagem sobre o evento, do The Guardian - Feira de Sexo na China mostra puritanismo e libertação lado a lado - é bem interessante. Sobre as controvérsias do assunto, de como o "sexo" foi tomando forma na vida dos chineses - hora celebrado, hora banido; argumentando que na época do Mao Tse Dong a sociedade era sexualmente repressiva e mesmo com a abertura econômica, a sexualidade não teve o mesmo desenvolvimento, sendo que hoje a nudez no cinema ainda é mal vista.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Festival do Gelo de Harbin tem nova atração...


“Pra quê?”- foi o que meu colega de trabalho como intérprete me perguntou/comentou hoje, quando contei sobre essa notícia que vi no Baidu: no tradicional (e lindo) Festival do Gelo de Harbin deste ano, além das trabalhadas esculturas, o visitante pode pegar um arco e flecha, mirar e atirar em uma das galinhas que estão à frente, vivas, penduradas de cabeça para baixo.
Pra quê? Tem muitos que se divertem caçando por aí... mas esse “tiro ao alvo” desperta o que? Que instinto é esse?
De qualquer maneira, percebe-se mesmo que os chineses ainda não ‘desenvolveram’ consciência sobre direitos dos animais. No início do ano, 01/01, o Baidu também postou uma notícia, com diversas fotos, sobre uma “rinha” entre cachorros de raça. As fotos das duas reportagens não poupam nos ângulos: mostram os cães raivosos com zoom nas mordidas ferozes no meio de um grande público e a reportagem sobre Harbin faz questão de selecionar uma foto de uma galinha se contorcendo! Sei que mal tratos também acontecem aqui...  e não vemos essas fotos estampadas em veículos da mídia, como "atrativos". Acho que isso já diz bastante sobre a maneira como a maioria da população vê essas situações.

Tiro ao (vivo)alvo

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Greve de jornalistas chineses

Registrando: hoje, no site da BBC News: Jornalistas de um jornal chinês em rara greve, reclamando sobre censura nas notícias veiculadas. Na UOL, raro protesto contra censura. Tentei achar alguma chamada no Baidu e... nada.

Notícia sobre o Brasil

O Brasil aparece na sessão de notícias internacionais do Baidu ("google chinês") de hoje:
"na prisão de Alagoas, gatos são usados para transportar celulares e outros materiais para escavação".

Eu posto isso aqui porque percebo que todos os chinês no Brasil tem com medo de violência. Dificilmente vejo notícias sobre nosso país nesse site, mas quando se trata de algo relacionado a insegurança brasileira, lá está...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O amor está no ar! Ou será que é a superstição?


2013 inicia na China com diversos casais registrando sua união. Acontece que a data de hoje 201314 (Èrlíngyaosānyaosì) é um trocadilho homofônico para爱你一生一世 (ài nǐ yīshēng yīshì), que significa “amo-te por toda vida” . Só em Guangzhou, foram mais de 5000 casais fazendo fila para oficializar o casamento!



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

新年快乐!Feliz Ano Novo!


O ano novo vai ser comemorado mesmo na China só em fevereiro, no dia 10, marcando o início do ano da serpente, conforme o calendário lunar. A virada que nós celebramos agora não tem o mesmo valor para eles, então não há muitos fogos (焰火) ou superstições nessa data. Já em fevereiro,  a comemoração vem cheia de vida, com diversas tradições. 

Em Hong Kong, com sistema diferenciado, houve um grande show de fogos, mas na China continental não. Por isso, posto duas fotos de uma reportagem encontrei pelo Baidu (百度 - o google chinês), enquanto buscava pelo ano novo. São os desejos de duas crianças de pequenos vilarejos;  a menina quer que a vó venha comemorar o ano novo com ela e o menino quer um livro de histórias. Felicidade a partir das coisas simples...

我想让外婆来我们家过年
我想要一本故事书