terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais notícias esquisitas...

Essa foi minha irmã que achou: explosão de melâncias intriga fazendeiros chineses.

Lendo a notícia por aí, a suspeita da causa é o uso excessivo de um produto para acelerar o crescimento - alguns algricultores dizem que não usaram, outros disseram que só aconteceu com sementes vindas do Japão. Um agricultor disse ter mais de 180 melancias explodidas...

Quem quiser ler mais: BBC, Revista Folha Rural.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vai uma unha de galinha aí?


Este é o Eduardo, ele foi meu aluno de português no Brasil. Ele voltou para a China, mantivemos contato e, um ano depois, nos reencontramos em Pequim. Ele me convidou para jantar e uma das especiarias que ele me ofereceu é essa unha de galinha - come-se toda a carninha ao redor e deixa-se só a unha (?)! 
Eu sei que é uma ofensa recusar alguma comida para um chinês, mas essa eu deixei passar. Continuei no resto da comida (hot pot) que já estava pra lá de apimentado, mas bem bom!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pena de morte na China


Enquanto eu morava em Pequim, corriam boatos que, em casos de pena de morte, a bala do tiro deveria ser paga pela própria família do condenado. Esse tanto eu nunca consegui confirmar (e sempre achei que existe muita falação sobre a China).Comprovado está que a China é o país que mais executa as penas de morte - ainda que nunca saibamos os números exatos, já que isso é considerado segredo de Estado.
Segundo matéria no Estadão de hoje, os juízes chineses pediram que a pena fosse aplicada em menos casos. Desde fevereiro, segundo o Público, a pena é aplicada a 55 delitos - 13 a menos - e está suspensa por dois anos em casos “menos graves” ou “não-violentos”.

Sim, a China é mais segura.


terça-feira, 24 de maio de 2011

Avesui - um pouco da China no Brasil

No dia 16, eu, bem feliz, peguei meu cocar e meu ônibus para Florianópolis. 7 horas depois, cheguei em SC, fui ao hotel dormir algumas horas antes da feira, deixando a mala sempre pronta, já que voltava no mesmo dia, à meia noite!

 A Avesui 2011 é uma feira da indústria de aves e suínos e teve a participação de 25 empresas chinesas.
E lá fui eu, acompanhar um brasileiro. Foi como para a China por algumas horas: falei muito mandarim e os expositores chineses agiam igualzinho a quando tem feira na China: senta, conversa, oferece balinha, presentinho, entrega de cartão com as duas mãos.


Sempre bom esse gostinho de rever compatriotas! :)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mais de Ai Wei Wei

Recomendo o texto de Lucas Mendes, Folha de São Paulo/maio-2011, para quem tenha interesse em China / sociedade.




O Soci já tinha falado sobre Ai Wei Wei aqui.

Por que ler mais? Porque ele questiona arte, governo e si mesmo. Ele tem bom humor mas leva a sério o que acredita.




Bom, no contexto dele, só por questionar e acreditar já tá valendo.