segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ano Novo Chinês - ano do dragão

Na China, costuma-se dizer que a melhor época para definir objetivos, traçar planejamentos e metas é na primavera, pois o Ano Novo coincide com a chegada da estação (o calendário chinês, diferentemente do ocidental, é baseado no ciclo lunar).
Da mesma maneira, a astrologia chinesa está relacionada à estes ciclos, sendo que cada ano é associado a um animal. De acordo com a lenda, Buda realizou uma reunião na qual se apresentaram doze animas, os quais representam o horóscopo chinês.
Em 2012, equivalente ao ano chinês de 4710, celebra-se o ano do Dragão.
Símbolo dos imperadores e de poder, o Dragão é considerado o rei dos animais e representa força, vitalidade e decisão. Espera-se que este seja um ano propício para colocar projetos em prática e visar grandes realizações; um ano no qual os negócios serão favorecidos, pois o dragão é criativo e visionário.
Quanto às comemorações, os chineses possuem diversos costumes para comemorar essa data, sempre com algum sentido, como preparar pratos especiais que representam longevidade, usar a cor vermelha para atrair boa sorte e fazer faxinas em suas casas, uma metáfora para “limpar” o velho e abrir espaço para o novo.
Durante os quinze dias de comemoração, as ruas ficam coloridas e movimentadas com danças caracterizadas, ficam também barulhentas, com diversos fogos de artifício cujo ruído os chineses acreditam que espante os maus espíritos.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fotos de Hong Kong

Em muitos filmes ambientados em Hong Kong, é possível ver bem as ruelas, os becos escuros, os “amontoados’ de pessoas e luzes. Wong Kar-wai (recomento muito!), diretor de HK nascido em Shanghai, traz a região às telas, retratando as gangues e as brigas de ruas, com perseguições passando por restaurantes e quartos pequenos por entre prédios antigos e mal cuidados. Aliás, quando viajei a Hong Kong pela primeira vez, com orçamento mais limitado, achei, junto com dois amigos, em um quarto pequeno num desses prédios com aparência não muito atraente, mas com bom preço e boa localização.
Prédios como esses estão sempre lotados, já que um bom hotel (ou mesmo um hotel razoável) em Hong Kong custa caro. Segundo a Folha.com, Hong Kong tem o segundo endereço mais caro do mundo, logo atrás de Paris. É por isso que a seguinte reportagem que encontrei hoje não me impressionou tanto assim... Por isso e por outros motivos, como saber que muitos chineses migram para lá atrás de empregos melhores...


A reportagem: Em Hong Kong fotógrafo australiano retratou pessoas que vivem em jaulas

Mais fotos, pela CNN, clique aqui.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O chá "mais caro do mundo" é cultivado em dejetos de panda


Primeiro lote de 500 gramas = 27 mil euros?

O empresário chinês An Yanshi está convencido de ter encontrado o melhor ingrediente para produzir um dos mais exclusivos chás do mundo: as fezes de panda.
Este ex-professor de caligrafia comprou 11 toneladas de excrementos num centro de criação de pandas, a fim de fertilizar seu cultivo de chá nas montanhas da província de Sichuan, no sudoeste da China.
An afirma que sua primeira colheita de folhas de chá será na primavera de 2012, prevendo que será o "chá mais caro do mundo". Conta que vai vender o primeiro lote de 500 gramas pela soma astronômica de 219.865 iuanes (cerca de 27.000 euros). Os lotes seguintes vão custar até 20.000 iuanes a unidade.
"O excremento do panda é rico em elementos nutritivos, sendo claramente superior aos adubos químicos”, explicou o produtor. Ele também acredita que seu chá verde ajudará as pessoas a perder peso.