Na China, costuma-se dizer que a melhor época para definir objetivos, traçar planejamentos e metas é na primavera, pois o Ano Novo coincide com a chegada da estação (o calendário chinês, diferentemente do ocidental, é baseado no ciclo lunar).
Da mesma maneira, a astrologia chinesa está relacionada à estes ciclos, sendo que cada ano é associado a um animal. De acordo com a lenda, Buda realizou uma reunião na qual se apresentaram doze animas, os quais representam o horóscopo chinês.
Em 2012, equivalente ao ano chinês de 4710, celebra-se o ano do Dragão.
Símbolo dos imperadores e de poder, o Dragão é considerado o rei dos animais e representa força, vitalidade e decisão. Espera-se que este seja um ano propício para colocar projetos em prática e visar grandes realizações; um ano no qual os negócios serão favorecidos, pois o dragão é criativo e visionário.
Quanto às comemorações, os chineses possuem diversos costumes para comemorar essa data, sempre com algum sentido, como preparar pratos especiais que representam longevidade, usar a cor vermelha para atrair boa sorte e fazer faxinas em suas casas, uma metáfora para “limpar” o velho e abrir espaço para o novo.
Durante os quinze dias de comemoração, as ruas ficam coloridas e movimentadas com danças caracterizadas, ficam também barulhentas, com diversos fogos de artifício cujo ruído os chineses acreditam que espante os maus espíritos.